quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Se Gil Vicente fosse nosso contemporâneo, quais seriam os tipos sociais que poderiam aparecer em suas peças?

A principal figura social seria o político, pois que neste século é a figura que mais se destaca no que se refere á corrupção. Na religião, se destacariam os padres pedófilos, os pastores capitalistas e os fiéis pervertidos.


Os políticos dividir-se-iam na corte dos partidos, distribuídos entre vereadores, deputados, senadores e até mesmo o presidente da República, que não se safaria. E desta classe social ainda pode- se incluir àqueles que estão à frente de ONGS, cujo intuito fictício seria o bem estar social ou a aproximação do homem de Deus, mas que muitas vezes, na verdade, estão interessados em arrecadar dinheiro e conseguir status para uma futura eleição.


Na religião, haveria vários perfis. Nos padres, encontrar-se-iam, todos, adoradores de imagens, acostumados aos confortos da carne e obtusos quanto aos ensinamentos bíblicos. Além daqueles que tornaram hábito, satisfazer-se da inocência da criança para um bem que a si mesmo privou ao fazer o voto da castidade.
Nos pastores, haveria, principalmente, os adoradores de dinheiro e dos confortos que este pode trazer tornando-se muitas vezes enganadores e persuasivos para aquilo que lhes convém, em detrimento do que deveria ser ensinado para o bem e a salvação da humanidade.
E sobre os “fiéis“ pervertidos encontram-se vários tipos. O que diz que crê em Deus e pratica todo tipo de insanidade: Rouba, e pede proteção a Deus. Mata, e agradece a Deus, mente e sente-se aliviado por ter sido “protegido” por Deus, entre outras situações. Para este tipo de fiel, todo bem e todo mal, justifica- se no discurso sobre Deus.
Outro modelo típico da sociedade contemporânea, que fariam parte de suas peças seria o homem moderno, que vive absorto na correria cotidiana. Não possui tempo para orar, apenas trabalha e estuda o tempo todo sem parar. Na busca incessante, não se sabe ao certo de quê. Às vezes de um cargo, outras vezes de um carro, uma casa, faculdade... O homem do século XXI ainda não encontrou tempo para Deus em sua correia contínua para alcançar o vento. Este, com certeza, também estaria presente nos autos de Gil Vicente.
Portanto, pessoas desonestas, falsas, corruptas e tementes a Deus sempre existiram e vão existir, já que os personagens da época de Gil Vicente seriam os mesmos dos de hoje, pois ainda existem pessoas alheias a vontade de Deus.


As novidades seriam os homossexuais, as mulheres infiéis, os pedófilos, os assassinos, os adolescentes drogados, os políticos corruptos, a mulher que trabalha fora e busca seu próprio sustento,dentre outros que estão na nossa sociedade atual, que se fossem contados dariam uma lista enorme.

Escrito por  Hannah e Vanessa

Um comentário:

  1. Bom dia, gostei muito deste post sobre Gil Vicente, acredito eu que se "O auto da barca do inferno" fosse reescrito hoje, não teria nenhuma alteração além do acréscimo de personagens. Em todo caso, estou aqui para divulgar o meu blog.
    amoliteraturaportuguesa.blogspot.com
    A proposta deste blog é dialogar com Eça de Queirós, sempre ponho um trecho de sua obra e o cotidiano do século XXI, para mostrar que o mundo pode ter mudado, mas o ser humano continua o mesmo.
    Espero que goste e possa me ajudar a divulgar.
    Obrigada.

    ResponderExcluir