quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Se Gil Vicente fosse nosso contemporâneo, quais seriam os tipos sociais que poderiam aparecer em suas peças?

              A principal figura social seria o político, pois que neste século é a figura que mais se destaca no que se refere á corrupção. Na religião, se destacariam os padres pedófilos, os pastores capitalistas e os fiéis pervertidos.
            Os políticos dividir-se-iam na corte dos partidos, distribuídos entre vereadores, deputados, senadores e até mesmo o presidente da República, que não se safaria. E desta classe social ainda pode- se incluir àqueles que estão à frente de ONGS, cujo intuito fictício seria o bem estar social ou a aproximação do homem de Deus, mas que muitas vezes, na verdade, estão interessados em arrecadar dinheiro e conseguir status para uma futura eleição.
             Na religião, haveria vários perfis. Nos padres, encontrar-se-iam, todos, adoradores de imagens, acostumados aos confortos da carne e obtusos quanto aos ensinamentos bíblicos. Além daqueles que tornaram hábito, satisfazer-se da inocência da criança para um bem que a si mesmo privou ao fazer o voto da castidade.
            Nos pastores, haveria, principalmente, os adoradores de dinheiro e dos confortos que este pode trazer tornando-se muitas vezes enganadores e persuasivos para aquilo que lhes convém, em detrimento do que deveria ser ensinado para o bem e a salvação da humanidade.
            E sobre os “fiéis“ pervertidos encontram-se vários tipos. O que diz que crê em Deus e pratica todo tipo de insanidade: Rouba, e pede proteção a Deus. Mata, e agradece a Deus, mente e sente-se aliviado por ter sido “protegido” por Deus, entre outras situações. Para este tipo de fiel, todo bem e todo mal, justifica- se no discurso sobre Deus.
            Outro modelo típico da sociedade contemporânea, que fariam parte de suas peças seria o homem moderno, que vive absorto na correria cotidiana. Não possui tempo para orar, apenas trabalha e estuda o tempo todo sem parar. Na busca incessante, não se sabe ao certo de quê. Às vezes de um cargo, outras vezes de um carro, uma casa, faculdade... O homem do século XXI ainda não encontrou tempo para Deus em sua correia contínua para alcançar o vento. Este, com certeza, também estaria presente nos autos de Gil Vicente.
             Portanto, pessoas desonestas, falsas, corruptas e tementes a Deus sempre existiram e vão existir, já que os personagens da época de Gil Vicente seriam os mesmos dos de hoje, pois ainda existem pessoas alheias a vontade de Deus.
           As novidades seriam os homossexuais, as mulheres infiéis, os pedófilos, os assassinos, os adolescentes drogados, os políticos corruptos, a mulher que trabalha fora e busca seu próprio sustento,dentre outros que estão na nossa sociedade atual, que se fossem contados dariam uma lista enorme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário